Páginas

sábado, 14 de setembro de 2013

Jogo das cores

Também retirado da apostila já mencionada na postagem "Ursinhos Malandros". Cada aluno escolhe um potinho com determinada cor. Em seguida joga o dado e a quantia que sair ele tem que colocar no pote. Ganha quem colocar primeiro todos os palitos no potinho. Eu coloquei 24 palitinhos.

Os alunos fazem o registro de quantos palitinhos ficaram na mesa. Identificando número a sua quantidade.

Ursinhos Malandros

Pessoal  esse jogo "Ursinhos malandros" é muito bacana. O jogo foi retirado do site do  Renato M Barboza, que muito gentilmente me explicou como funcionava.

O jogo consiste num tabuleiro circular com seis potes onde em cada um deles vai ter diversas peças da mesma cor, sendo um total de seis cores. Eu escolhi  flores.
A história é de um urso que tinha uma bela coleção de ... (pode escolher o que quiser) e um dia essa coleção foi espalhada e ele ficou muito triste...
Todos os outros ursos foram ajudar a esse ursinho a refazer a sua coleção e quem conseguir completar a coleção ( conjunto com seis peças, uma de cada cor) primeiro ganha.
Cada jogador, na sua vez, joga o dado e realiza a ação que sair como resultado, que podem ser:
Espiar = o jogador pode olhar dentro de um pote para descobrir qual é a cor da peça, mas não pode pegar (olhos)
Girar = o jogador pode fazer uma pequena rotação com o tabuleiro para o lado que preferir (seta circular)
Trocar = o jogador pode trocar dois pote de lugar, invertendo as suas posições (seta para os dois lados)
Chutar a cor = o jogador pode falar uma cor e escolher um pote, se a cor for a mesma do pote ele pega uma peça (e inicia a sua coleção), mas se cor não for a mesma, ele apenas olha e devolve o pote ao lugar (não deve falar a  cor em voz alta).(interrogação)
Coringa = o jogador pode fazer qualquer uma das 4 ações apresentadas anteriormente  - o coringa aparece duas vezes no dado.
Eu coloquei como coringa duas florzinhas.

Também encontrei esse jogo na net com o nome "Florzinhas Misteriosas" no blog da Jack. Segue o link:
http://coisinhasdajack-coisinhasdajack.blogspot.com.br/2011/02/jogo-das-flores-misteriosas.html 


No momento não tinha 6 potinhos de fermento todos iguais, mas eles precisam ser iguais porque o aluno marcará  que naquele pote diferente está uma flor azul....por exemplo. Agora já consegui 6 potinhos de fermento  e estão todos iguais. Os potinhos foram revestidos com bexiga. No blog do Renato também tem outros jogos e uma apostila disponível que  está no endereço abaixo:http://ecobrinquedoteca.blogspot.com.br/