Páginas

terça-feira, 31 de julho de 2012

Novos jogos para a SRM - Agosto

Diga o nome: O aluno sorteia a pergunta: Diga o nome de uma fruta que começa com B... ideia da Sandra F. nas reuniões de formação.
Resta um. tampinhas de garrafas no tabuleiro, bolinhas de gude envolvidas em tecidos coloridos. No fundo da tampinha números. O aluno vai jogando e registrando os números na lateral. No final faz a contagem dos pontos.
Tudo parte da história "A girafa sem sono".Vários copinhos com imagens diverss, essas começadas pelas diferentes letras do alfabeto e as vogais. O aluno joga o dado qual vogal cair, seu copinho de girafa tem que comer copinhos cujo desenho corresponda a letra que caiu. Caiu letra "A" sua girafa come copinhos com figuras que comecem com "A": abelha, abóbora... ganha o jogo o aluno que possuir a girafa com o pescoço mais comprido. Esse jogo foi ideia da minha amiga Francisley.
Várias florzinhas, nas folhas um número. Em cima da flor copinhos de remédios, o aluno verifica o número na flor e com ajuda de uma seringa pega água colorida correspondente ao número e despeja no copinho da flor.

Operação picolé. Cássia trouxe a ideia de uma revista. Vários palitos com números e os sinais de operações. O professor monta a operação o aluno procura o resultado.

Continuando a história da girafa sem sono....ela começou a contar as estrelas. Vários copinhos de danoninhos dispersos no chão, alguns com estrelas numeradas, onde o aluno come a quantia de acordo com cada estrela.
Alfa joaninha, ideia retirada de uma revista. Joaninhas com alfabeto, folhas (minha adaptação) com letras do alfabeto que são viradas para baixo. O professor sorteia uma folha e o aluno tem que pegar a mãozinha e bater na joaninha correspondente a letra, aquele que juntar mais joaninhas vence o jogo.
Contando anéis, duas mãos feitas com luvas, dentro jornal e nos dedos massinha, suspensas em um pote. Cada aluno ganha uma quantia de anéis, antes podem ser separados por cores. Jogam os dados a quantia retirada no dado deve ser colocada nos dedos. Ganha o jogo quem terminar com seus anéis primeiro.
Palavras com as sílabas.....
O sanduíche da Mariocota, nessa história foi feita uma roleta com ingredientes que aparecem na história e outros que não aparecem na história. o aluno faz o registro e a relação do que pode ser colocado num sanduíche ou não.
Pescaria....quem não gosta?  Embaixo do peixe uma letra do alfabeto.
A margarida Friorenta. cada pétala possui uma palavra da história que precisa ser associada.
A margarida friorenta: vasos com quantidades
Pessoal desculpe a forma como as fotos estão dispostas, pois ainda estou conhecendo as configurações do blog.Assim algumas imagens de jogos não aparecem logo na sequência.
Jogo da velha da história: O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado

A margarida sentia frio....então que tal trocarmos suas roupinhas?

Alimento X animal

Com botões nesse jogo o aluno escolhe os botões de sua preferência, procura a letra inicial e a palavra.